wpe2B.jpg (48269 bytes)  AÇUDE PENTECOSTE

DESCRIÇÃO GERAL

       A barragem Pereira de Miranda, do Açude Pentecoste, está localizada no município de Pentecoste, estado do Ceará, a cerca de 85 km da cidade de Fortaleza.

       Barra o rio Canindé, sistema do rio Curu. A sua bacia hidrográfica cobre uma área de 2.840 km2.

       A barragem tem como finalidades: o controle das cheias do rio Canindé; a regularização do rio Curu; a irrigação das terras de jusante, coadjuvada pelas águas armazenadas no Açude General Sampaio; a geração de energia elétrica; a piscicultura e o aproveitamento para culturas nas áreas de montante.

       Foi projetada e construída pelo Departamento Nacional de Obras Contra as Secas - DNOCS, e sua construção ocorreu entre os anos de 1950 e 1957.

       A barragem Pereira de Miranda se compõe de um maciço de terra compactado, homogêneo, provido de um filtro vertical de alvenaria de pedra arrumada, com uma transição de areia nos paramentos de montante e jusante. Esse sistema de filtro faz conexão com drenos de pedra, perpendiculares ao eixo do filtro, desembocando no enrocamento de pé.

       O projeto previa um revestimento em placas argamassadas para proteção do talude de montante. Os engenheiros responsáveis pela construção, constatando que esse tipo de proteção era passível de periódicas avarias, conseqüência de recalques do maciço e de ação das ondas, substituíram o revestimento em placas por um sistema de "rip-rap". Essa mudança verificou-se a partir da cota 51,00, nível mínimo de proteção.

wpe1.jpg (21761 bytes)

Fig. 2 - Barragem

wpe2.jpg (31631 bytes)

Fig. 3- Vertedouro

wpe3.jpg (23839 bytes)

Fig 4.Barragem e tomada d´água - seção transversal

wpe4.jpg (8775 bytes)

Fig. Vertedouro - seção transversal

wpe5.jpg (29481 bytes)

Fig. 6 - Curvas cota x área x volume

      As ombreiras e a fundação são formadas por rochas gnáissicas. O solo empregado na construção do maciço foi todo ele, praticamente, constituído por uma areia siltosa de média plasticidade, Suas características médias são traduzidas pelos valores seguintes: massa específica aparente seca - 1.860 g/CM35 teor ótimo de umidade - 13,6% e índice de plasticidade - 9%, A areia de granulometria bem distribuída, retirada do leito do rio, dispensou correção para sua utilização como elemento de transição para os filtros. A pedra foi obtida a partir das formações existentes próximas ao loca

A barragem auxiliar é do tipo terra homogênea.

       O vertedouro de soleira espessa tem seu trecho central formado em concreto por um perfil Creager.

       As paredes laterais são protegidas por um muro de concreto com base em rocha.

       A tomada d'água é constituída por uma galeria dupla em concreto armado, revestida por dois tubos de aço. Um dos tubos destina-se à irrigação e o outro ao aproveitamento de um potencial de 235 CV.

       O regime das chuvas foi obtido através dos dados das estações pluviométricas, localizadas dentro da bacia hidrográfica do açude, abrangendo um período de 34 anos.

       Na determinação das vazões de projeto foram utilizados os dados limnimétricos e empregadas as fórmulas empíricas do Engo Francisco Aguiar.

REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICA

AGUIAR, Francisco Gonçalves de. Estudo hidrométrico do Nordeste brasileiro (Excertos). B.Técnico Fortaleza, DNOCS, 36 (2): 129 - 204, jul. dez. 1978.

                DNOCS/HIDROSERVICE. Hidrologia do Vale do Jaguaribe. S.I.1952.

                DNOCS. 2. D.R. Arquivo Técnico. Processos do Açude Público Pereira de Miranda S.n.t.

                MACEDO, Maria Vilalba Alves de. Caracteristicas físicas e técnicas dos açudes públicos do Estado do Ceará. Fortaleza,                 DNOCS, 1977.132 p.

CARACTERÍSTICA TÉCNICAS
CAPACIDADE 395.638.000m³

VERTEDOURO

 
LOCALIZAÇÃO Pentecoste-CE TIPO Descarga Livre
SISTEMA Curu LÂMINA MÁXIMA PREVISTA 2m
RIO Canindé LARGURA 200m
BACIA HIDROGRÁFICA 2.840m² REVANCHE 4m
BACIA HIDRÁULICA 5.700ha DESCARGA MÁXIMA PREVISTA 1.134m³/s
CHUVA MÉDIA ANUAL 681,9mm VOLUME DO CORTE 138.700m³
DESCARGA MÁXIMA 1.134m³/s

TOMADA D´ÁGUA

 
VOLUME AFLUENTE ANUAL 150.520m³ DIÂMETRO DA GALERIA DE IRRIGAÇÃO 1m

BARRAGEM PRINCIPAL

  DIÂMETRO DA GALERIA DA CASA DE FORÇA 1m
TIPO Terra Homogenia COMPRIMENTO DO TÚNEL 80m
ALTURA MÁXIMA, COM FUNDAÇÃO 29,40m SISTEMA DE CONTROLE E MANOBRA 2 comportas de segurança a montante e 2 Válvulas de agulha a jusante
LARGURA MÁXIMA DA BASE 130m

USINA HIDROELÉTRICA

 
COMPRIMENTO PELO  COROAMENTO 1.274m TURBINA 1
LARGURA PELO COROAMENTO 6m TIPO Francis,fabricado pela Voith
VOLUME DO MACIÇO 1.100.455m³ POTENCIA 300CV

BARRAGEM AUXILIAR

  GERADOR 260kVA
ALTURA MÁXIMA 5m MARCA Ellin
COMPRIMENTO 190m    
VOLUME DO MACIÇO 9.650m³