PERÍMETRO IRRIGADO QUIXABINHA

 

 

LOCALIZAÇÃO E ACESSO

 

O Perímetro Irrigado Quixabinha está localizado no município de Mauriti, Estado do Ceará, região do Cariri, no Vale do Rio dos Porcos, subvale do Rio dos Bois. As suas coordenadas geográficas são 7° 30’ de latitude Sul e 38° 45’ de longitude  WGr.

Distante 559 km da capital do Estado, Fortaleza, o acesso se dá através da BR 116, estrada federal pavimentada, e de um  trecho de 20Km, com revestimento primário, ligando o Perímetro àquela rodovia.

A implantação do perímetro irrigado foi iniciada no ano de 1971 e a sua conclusão ocorreu em 1973. Os serviços de administração, operação e manutenção da infra-estrutura de uso comum tiveram início em 1972.

 

CLIMA

 

O clima da região é do tipo muito quente e semi-árido. A temperatura média anual é de 26°C, com máxima de 37°C nos últimos meses do ano e mínima de 22°C nos meses de junho e julho.

Geralmente a estação chuvosa tem início em novembro, indo até maio, concentrando cerca de 78% das precipitações nos meses de janeiro, fevereiro, março e abril.  A precipitação média anual situa-se em torno de 747 mm.

 

RELEVO

 

A região do perímetro apresenta-se plana nos terraços quaternários, e com declividade de 1%, nos aluviões. Existem pequenas depressões nas áreas de contato dos aluviões com o cristalino.

 

SOLO

 

Os solos do perímetro irrigado são representados por 96% de aluviões, profundos e bem drenados. Os outros 4% são solos do tipo conlúvio eutrófico, de textura leve e mal drenados.

 

FONTE HÍDRICA

 

O suprimento hídrico do Perímetro Irrigado Quixabinha é feito do Açude Público Federal Quixabinha, com uma capacidade de 31.782.000 m3.

ÁREA

 

1. Área Desapropriada Unificada                                                       530,35 ha

1.1.                   Área de Sequeiro:                                              237,35 ha

1.2.                   Área Irrigável:                                                    293,00 ha

1.2.1.                Implantada:                                                         293,00 ha

1.2.2.    Com produtor:                                                               293,00 ha

 

USUÁRIO

CATEGORIA DE

IRRIGANTE

ÁREA MÉDIA

(ha)

QUANTIDADE

ÁREA TOTAL

(ha)

Pequeno Produtor

3,11

94

293,00

Técnico Agrícola

-

-

-

Engº Agrônomo

-

-

-

Empresa

-

-

-

Total

 

94

293,00

 

 

PRODUÇÃO

 

O perfil agrícola do Perímetro Irrigado Quixabinha foi montado com base nas características dos solos, visando tanto à produção comercial com à viabilidade econômica das explorações. Pela gama de culturas incluídas no planejamento, nota-se a preocupação com a diversificação da fonte de receitas, tendo sido buscado, desde o início que a renda familiar fosse embasada em várias culturas.

O perímetro produz atualmente, banana, coco, uva, milho, feijão, algodão herbáceo, capim de corte e fumo. Outra atividade desenvolvida é a pecuária de corte (bovinos).

 

SISTEMA DE IRRIGAÇÃO

O sistema de irrigação utilizado no perímetro irrigado é:

100% da área por aspersão convencional

 

INFRA-ESTRUTURA DE USO COMUM

 

Canal de Adução

 

A rede adutora principal é construída de tubulação de aço zincado, enterrada com diâmetro de 350 mm e extensão total de 720 m. A rede adutora secundária é constituída de tubulação de aço zincado, enterrada com diâmetro de 250 mm e extensão de 440m.  A  rede adutora terciária é constituída de tubulação em aço zincado, também enterrada, com as seguintes características:

 

·          tubulação com diâmetro de 250 mm e extensão de 880 m;

·          tubulação a diâmetro de 200 mm e extensão de 880 m;

·          tubulação com diâmetro de 125mm e extensão de 880m;

 

 

Estação de Bombeamento

 

Está localizada  4 km à jusante do açude Quixabinha. A água é aduzida através do leito do Rio Quixabinha e retida na barragem de regularização de nível que alimenta o tanque de captação. A estação de bombeamento é constituída de 3 grupos de eletrobombas de 125 CV, com vazão unitária de 384 m3/s e potência instalada de 300 KVA.

 

Rede de Drenagem

 

Por se tratar de um perímetro com sistema de irrigação por aspersão e considerando-se as características físicas dos solos, julgou-se  dispensável a implantação de um sistema específico de drenagem. O Rio Quixabinha, juntamente com alguns riachos que cortam a área,  mostram-se suficientes o bastante para efetuar a drenagem da área.

 

Rede Viária

 

Estradas principais:    extensão 6.000 m, largura 6,00m.

 

 

Estrutura Organizacional dos Irrigantes

 

Para atender às necessidades de organização, operação e manutenção do perímetro irrigado, os irrigantes criaram a Cooperativa Mista dos Irrigantes do Quixabinha LTDA– CMIQ.